Empreendedores querem efeitos multiplicador em educação ambiental


Projetos com foco na educação ambiental vêm ganhando cada vez mais espaço na Região das Agulhas Negras. Os idealizadores investem no segmento, buscando promover impactos positivos nas comunidades em que as propostas são desenvolvidas. 



 

Segundo Gabriel Garros, gestor do instituto Toré, responsável pelo projeto Agroflorestar, desenvolvido em parceria com a Jaguar Land Rover e o Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, a iniciativa busca implementar sistemas agroflorestais para restaurar e conservar as florestas, produzindo alimentos para a merenda escolar da rede pública de Itatiaia, garantindo também a segurança alimentar dos alunos. 


O projeto segue a filosofia do Sistema AgroSaberes, idealizada pelo Educador Socioambiental Alexandre Nascimento, e têm como atividades principais o Viveiro Educador e o Sistema Agroflorestal para produção de alimentos. O espaço é composto por uma horta circular com uma sala de aula localizada no centro da horta, sem paredes, onde é possível ter uma visão em 360° da área verde ao redor. (foto abaixo)




“Este ano implementamos o projeto Agroflorestar no Colégio Dom Ottorino Zanon, em Penedo. Até o momento, já foram mais de 1.200 mudas plantadas, em um sistema integrativo e agroecológico. O objetivo é promover educação socioambiental e produzir alimentos para a merenda escolar. Atualmente atendemos 500 alunos, e temos um impacto indireto de aproximadamente 1500 pessoas da comunidade escolar, incluindo responsáveis e vizinhos dos alunos”, conta.  


Gabriel lembra que um dos objetivos do Instituto Toré também é realizar a recuperação de áreas degradadas e proteção de rios e lagoas de Itatiaia. “Nessa ação estamos articulando uma parceria com o Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Pedra Selada, Esquadrão Guarás do Fogo e o projeto Pérolas Negras, clube de futebol feminino de Itatiaia, que também trabalha com educação socioambiental”, adianta.





Efeito multiplicador

A Maple Bear, que iniciou suas atividades com alunos de 01 a 06 anos, em Penedo, em fevereiro de 2021, é uma escola bilíngue. A unidade é uma filial do grupo canadense, que possui mais de 530 escolas distribuídas em 24 países, 140 delas no Brasil. 


De acordo com Henrique Saladini, um dos proprietários da Maple Bear Penedo, a unidade está localizada em um campus verde, totalmente conectada à natureza, com fazendinha, horta orgânica, cozinha experimental, estações sensoriais, lounge musical e varanda ateliê, dentre outros espaços.


“Nosso propósito é gerar um efeito multiplicador na região. Um lugar com tamanha excelência logística e exuberância natural merece seguir os mais qualificados padrões mundiais para se viver e se visitar”, diz. 


Arcanjo Gabriel



Uma das três oficinas principais desenvolvidas em Penedo pela Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1996, atende gratuitamente a jovens e adultos de baixa renda com necessidades especiais, é a de cultivo orgânico da terra. 


A instituição, que dispõe de um espaço significativo para este trabalho, está em fase de reestruturação de suas atividades de horta e jardinagem. Segundo Carmem Carvalho, gestora da instituição e responsável pela coordenação pedagógica e terapêutica dos projetos do Arcanjo Gabriel, a idéia é retomar essas atividades a partir desta segunda quinzena de novembro, com vistas até mesmo a atender a produção para o mercado gastronômico da região, com produtos diferenciados.


Segundo Carmem, uma das ações desta fase de reestruturação é a recuperação de uma estufa, para plantio e produção de fitoterápicos. “Costumo dizer que nossa produção orgânica de alimentos já teve momentos de glória. Estamos nos reestruturando para novamente reviver esses momentos”, adianta.




Empreendedores querem efeitos multiplicador em educação ambiental  Empreendedores querem efeitos multiplicador em educação ambiental Reviewed by Editora on novembro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras