Solução Contábil abre as portas para o Empreendedor Individual

 Empreendedor  precisa trabalhar de forma planejada e consciente, acompanhado por um contador !



Foto: Arquivo Pessoal

Por que o escritório decidiu destinar parte dos serviços e recursos profissionais que tem para MEI?


               Com o decorrer do tempo passamos a observar as dificuldades que o MEI tem ao iniciar o seu negócio, e essa observação aconteceu quando começamos a ser procurados para dar baixa em um MEI com menos de 1 ano, e quando você começa a conversar com o empreendedor percebe-se que ele tem uma visão falha do seu negócio, não conseguindo, muitas vezes, separar os recursos da empresa do seu recurso pessoal, fazendo assim um caixa único. Desta forma não consegue fazer análise sobre os lucros e prejuízos da empresa, acreditando que naquele momento a melhor opção é o fechamento do seu negócio que vem, muita das vezes, acompanhado da frustração de estar desistindo de um sonho. Mas na realidade só faltou para esse empreendedor entender que ele precisava de orientação sobre como precificar suas mercadorias ou serviços, retirar seu salário mensal que será gerenciado em uma conta separada, e demais informações que nós, como contabilidade voltada para consultoria financeira da sua empresa, iremos ajudar e ensinar.


ESCADA DE SUCESSO


               Recebemos também clientes que nos procuram para orientá-los a como não ser desenquadrado do MEI. Essa é uma das situações que mais nos chamaram atenção durante esse período. Então resolvemos dedicar um setor do nosso escritório para o microempreendedor individual, e assim prestar um serviço consultivo para essas empresas, mostrando que o MEI é apenas o primeiro degrau da escada do sucesso e que ele precisa trabalhar de forma planejada e consciente, acompanhada por um contador, para realmente deixar de ser MEI, passar para ME, depois EPP, e assim sucessivamente, e não lutar contra o crescimento, porque junto com ele vem o aumento dos impostos, a contratação de funcionários, e essas despesas fazem parte do crescimento pois se você tem um faturamento maior, você tem uma despesa maior.

 

EXCESSO DE FATURAMENTO


               Outro fator que nos chamou atenção foram as empresas excluídas do MEI por excesso de faturamento e que só tomaram conhecimento quando foram notificadas ou quando foram emitir uma nota e não conseguiram, e apenas nesse momento procuram um escritório de contabilidade. Isso demonstra a total falta de orientação dos MEIs.

              

              Todos os motivos citados acima juntamente com a informação que é passada ao empreendedor de que ele não precisa de um contador para ter seu próprio negócio, nos levam a trabalhar um setor exclusivamente para o MEI para dar o apoio necessário. Somente para emitir uma guia mensalmente e fazer uma declaração anual realmente não é preciso um contador, mas uma empresa é muito mais do que isso, envolve precificar mercadoria e serviços, definir pró-labore, verificar as obrigações trabalhistas e muito mais.


               Precisamos passar essas informações para o MEI para que ele possa ver o contador como um parceiro para o crescimento de seu negócio, assim o valor pago ao escritório de contabilidade não será uma despesa, mas sim um investimento. 


              O MEI possui alguns benefícios que acompanhados de documentos contábeis lhes darão um proveito maior, sendo estes:

- Linhas de crédito que são um empréstimo fornecido  especialmente para microempreendedores individuais.

- É solicitada como comprovação de renda a DASN e se elaborado com todas as informações mensais de faturamento de forma correta, aumenta a possibilidade de sucesso na contratação.

- Comprovação de renda do empresário é uma dificuldade pois se eles não sabem qual é o seu salário mensal e não contabilizam essa despesa, não é possível comprovar. 

- Participação em processos burocráticos e licitações. O MEI tem a oportunidade de participar desses processos fornecendo seus produtos ou serviços, assim como outra empresa. Mas precisa estar em dia com suas obrigações fiscais, atender aos itens do edital que tratam MEI, mas muitos não têm conhecimento de  desse segmento de cliente ou não conseguem aprovação.


              A Solução Contábil hoje conta com serviços totalmente digitais, fazendo com que nossos clientes não tenham a preocupação de enviar arquivos de nota fiscal para digitação e nem mesmo arquivos por e-mail. 



Cristiane de Andrade Rodrigues Kleina - Contadora

    @solucao.contabil1   

Tel/whatsapp 3381-0564 / (24) 98107-9570

email:administrativo@solucaocontabil1.com

Av. Coronel Adalberto Mendes, 235 - sala 20b 

Centro Comercial Manejo - Resende/RJ



Solução Contábil abre as portas para o Empreendedor Individual Solução Contábil abre as portas para o  Empreendedor Individual Reviewed by Editora on outubro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras