PONTE VELHA É REABERTA A PEDESTRES

 

A Ponte Nilo Peçanha, a histórica Ponte Velha de Resende, já está com a passagem liberada para pedestres. A estrutura, que apresentava alguns desgastes na sustentação, passou por reformas dentro do programa Revitaliza Resende, da secretaria de obras do município. A travessia estava suspensa desde agosto do ano passado. Além do reforço estrutural a ponte ganhou mais acessibilidade, com a construção de uma rampa junto à calçada da rua Dr. Saulo Rachid.










Ponte reaberta (acima) e muro de contenção da cabeceira

Esse, que é um dos principais cartões postais de Resende, já pode ser percorrido novamente com segurança.

RELEMBRANDO:

A ponte Nilo , de estrutura Belga, foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905, e  completará, este ano, 116 anos. Em 1950, ela passou a ser só para travessia de pedestres, com a inauguração da primeira ponte de concreto para carros e carroças que circulavam na época pela cidade.

Em 1960, a ponte, que chegava bem próximo ao Antigo Fórum de Resende, ficou mais curta 30m, para atender obras de mobilidade urbana.  

A estrutura também passou por algumas obras. Em 1989/90, na administração Noel de Carvalho, a cabeceira do lado da Praça da Concórdia passou por reformas. Em 2008, recebeu nova iluminação, durante a administração de Silvio de Carvalho. Quando completou 100 anos, em 2005, a Ponte Velha recebeu um piso de concreto com material doado pelo médico e empresário Aloísio Balieiro, que cobriu o antigo assoalho de madeira.

O saudoso historiador Claudionor Rosa foi um lutador incansável pela conservação desse cartão postal de Resende. Como diretor do Arquivo Histórico, conseguiu tornar a Ponte Velha um Patrimônio Histórico Municipal. Foi dele a ideia de instalar bancos ao longo dos 200m de extensão da ponte, para que a vista do Rio Paraíba do Sul pudesse ser contemplada.   

 

 

PONTE VELHA É REABERTA A PEDESTRES PONTE VELHA É REABERTA A PEDESTRES Reviewed by VIVER Agulhas Negras on fevereiro 07, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras