História e Arte preservadas pelas mãos de Ângela Coli

  Foto: Manoela Te Netto

A restauradora Ângela Coli (esq.)ao lado da diretora do MAM Resende, Carmem Aguiar


             A Santa Casa de Misericórdia é uma das instituições mais antigas de Resende, com 187 anos. O início da história está no Livro de Registros e no Livro de Documentos, datado de 1835 e 1893.  As páginas deterioradas pelo tempo estavam praticamente ilegíveis, mas graças a um trabalho de restauração, a história está preservada.

 

              A técnica em preservação, conservação e restauro Ângela Coli se debruçou seis meses sobre os livros em um trabalho minucioso. “A maior dificuldade da restauração é manter a integridade da peça. Nesse caso, elas estavam bastante deterioradas pelo tempo”, comenta a restauradora que destaca também a importância de recuperá-los. “Estes livros guardam registros marcantes, memórias históricas e culturais de relevância para Resende”, conclui.

 

              Ângela Coli é responsável também pela conservação do acervo do Museu de Arte Moderna de Resende. A diretora do MAM, Carmem Aguiar, reconhece a importância desse trabalho para manter as cerca de 800 obras do museu. “É primordial o olhar clínico de uma técnica nesta área para que nosso museu mantenha esse acervo, que é reconhecidamente um dos mais completos da região sul fluminense’’. 

 

              A restauradora destaca que o cuidado mais importante e eficiente está na forma de conservação das peças. “Aqui no MAM, desde 2017, já trabalhei em cima de mais de 250 obras. Muitas passam pelo trabalho mais simples de higienização e, quando necessário, o restauro. Vale ressaltar: é preciso preservar e conservar para que não seja preciso restaurar”.


Esta reportagem e muito mais está na Revista Viver Agulhas Negras, 3ª edição. 

Clique no link e leia a revista digital. 
https://issuu.com/cristianeparacat/docs/viver_agulhas_negras_3a._edi_o_-_ago22

História e Arte preservadas pelas mãos de Ângela Coli História e Arte preservadas pelas mãos de Ângela Coli Reviewed by Editora on outubro 06, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras