Resende, 221 anos: Cidade investe em infraestrutura

Obras na Grande Alegria, Engenheiro Passos e Fazenda da Barra vão proporcionar mais acessibilidade aos moradores.


 Foto: Manoela Te Netto

Apartamentos na Baixada Olaria estão em fase de acabamentos 


              Importantes intervenções estruturantes, que vão impactar diretamente na qualidade de vida dos moradores, estão acontecendo em diversas localidades de Resende. A construção de uma quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, drenagem e pavimentação de vias em diversos bairros inclusive em distritos, como Engenheiro Passos, construção e reforma de escolas, postos de saúde e áreas de lazer; ampliação da Santa Casa; construção de moradias populares; são alguns dos projetos realizados ou em andamento.

 

              No bairro Baixada da Olaria, por exemplo, as obras de 64 unidades habitacionais já estão na reta final, cumprindo rigorosamente o cronograma. As equipes realizam o acabamento e finalização da estrutura dos prédios. Tão logo seja concluída esta etapa, será a vez do paisagismo, playground, muros e outros pequenos, detalhes para que haja a entrega das moradias. Segundo a Prefeitura de Resende, as famílias estão passando por uma capacitação, com orientações sobre convivência, implantação de regimento interno, eleição de síndico e subsíndico. “A entrega das novas unidades habitacionais vai transformar a realidade de muitas famílias, que aguardam há anos pela casa própria. Trata-se de uma conquista que oferece muito mais dignidade e qualidade de vida para os moradores”, diz o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Elson Landim Pereira.

 

              Realizada em parceria com o Estado, outra obra estruturante é a construção de um Centro Tecnológico, no bairro Jardim Aliança. De acordo com a Prefeitura, o projeto está na primeira etapa, com a construção de fundações da estrutura do prédio. O governo do Estado selecionou oito municípios para serem contemplados com o projeto e Resende foi uma das cidades escolhidas. O Centro vai oferecer formação no setor tecnológico e científico, além do desenvolvimento de startups e parcerias para a execução de aulas práticas.

 

              Também em parceria com o governo estadual, o município realizou a obra de pavimentação e drenagem do chamado “Trecho 1” da Estrada Resende-Riachuelo. Os drenos vão ampliar a capacidade de escoamento de águas pluviais de uma região que abriga uma das áreas mais densamente povoadas da cidade.“A obra consiste no trecho que se inicia próximo à Avenida General Afonseca, no Manejo, e segue até o início da Cidade Alegria. No local os serviços foram concentrados na escavação para o assentamento das manilhas e no processo de manutenção da rede de drenagem do local. No cronograma de obras do “Trecho 1” constou serviços de drenagem, reparos estruturais, pavimentação e sinalização da via. Vale lembrar que esta intervenção está ligada ao Trecho 2, que está com as obras em andamento”, diz o Secretário de Obras.

 

              O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, destaca a importância da parceria com o Estado, que viabilizou obras em diversas localidades do município, como a drenagem e pavimentação da Morada da Barra e de Engenheiro Passos, além do Trecho 1 da Avenida Resende x Riachuelo. Ao todo são quase 900 toneladas de asfalto e 795 metros de rede de drenagem na Morada da Barra; 6.837 toneladas de asfalto e 523 metros de drenagem na Resende – Riachuelo.

 

              Em Engenheiro Passos, mais de 265 toneladas de asfalto e 433 metros de rede de drenagem, ja foram entregues.“Com a renovação do convênio de massa asfáltica com o DER - Departamento de Estradas de Rodagem, vamos asfaltar diversos trechos na cidade, como por exemplo, a Rua dos Eucaliptos, Altamiro O'rreilly, Avenida General Afonseca, além dos bairros Alto dos Passos e Alambari”, informa Diogo.


 Foto: Manoela Te Netto

A Estrada Resende - Riachuelo, está ganhando terceira pista e obra de drenagem


 NOVO CEMITÉRIO

              O prefeito disse também que a Prefeitura adquiriu um terreno de quase 50 mil m² para a construção de um novo cemitério municipal. “O terreno está passando por limpeza e terraplanagem. O novo cemitério ficará na região do Acesso Oeste e terá capelas, paisagismo e lago. Uma comissão será criada para elaborar o projeto que deverá ser apresentado em breve”.

 

AEROPORTO

              A Prefeitura apresentou à Secretaria Estadual de Transportes os estudos das obras de modernização e melhorias do Aeroporto da cidade. O governo municipal quer firmar parceria com os governos estadual e federal. A idéia é, depois que todos os processos estiverem definidos e alinhados, visitar a Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para então seguir com o projeto, buscando o início das obras. O projeto no Campo de Aviação consiste no recapeamento da pista, instrumentação de vôos e reforma, recapeamento da pista e reforma da estação de passageiros. A previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 10 milhões.

 

              “Com o investimento, Resende passa a receber vôos noturnos e linhas regulares. Por cinco vezes, a cidade já recebeu linhas aéreas regulares, pois já possui capacidade para pequenos aviões. Somente com essa parceria será possível viabilizar as obras de melhoria que vão contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico da região”, explica o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

 

   

      QUARTA PONTE   

              A Prefeitura iniciou também a construção de mais uma ponte, a quarta da cidade sobre o Rio Paraíba, e começou as obras de duplicação do viaduto sobre a linha férrea, no bairro Barra III. De acordo com o governo municipal, a ponte terá cerca de 150 metros de extensão e integrará todos os bairros da região das Barras e o distrito industrial de Resende, onde estão instaladas grandes montadoras da indústria automotiva, como a Volks Caminhões e a Nissan, além de interligar Resende ao município vizinho de Porto Real. 

 

              As equipes trabalham no processo de concretagem da cabeceira no distrito de Bulhões. Já a concretagem na área que fica no bairro Fazenda da Barra foi finalizada. A quarta ponte já recebeu algumas intervenções, como a execução de estaqueamento e preparação tanto no lado do bairro Fazenda da Barra quanto em Bulhões.

 

              O prefeito Diogo Balieiro Diniz destaca que a construção da quarta ponte é uma das obras mais esperadas e uma das mais importantes para o desenvolvimento do município. “A construção da quarta ponte tem um enorme impacto para a infraestrutura e desenvolvimento de Resende. A obra irá beneficiar centenas de famílias e moradores de diversas localidades do município, sendo mais uma alternativa de entrada e saída de Resende, otimizando o tempo principalmente nos horários de pico”, conclui.



Esta reportagem e muito mais está na Revista Viver Agulhas Negras, 3ª edição. 

Clique no link e leia a revista digital. 
https://issuu.com/cristianeparacat/docs/viver_agulhas_negras_3a._edi_o_-_ago22

Resende, 221 anos: Cidade investe em infraestrutura Resende, 221 anos: Cidade investe em infraestrutura Reviewed by Editora on outubro 04, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras