RESENDENSES E ITATIAIENSES PARTICIPARAM DO GRITO DO IPIRANGA

Marco em homanagem a capitães de Itatiaia que
participaram do Grito de Independência
(foto: Letícia Ramos) 


A proclamação da Independência do Brasil, que ficou conhecida pelo Grito do Ipiranga, teve inúmeros protagonistas, e alguns deles fazem parte da história da nossa região das Agulhas Negras. O, então, príncipe regente Dom Pedro I estava acompanhado de uma comitiva e nela havia resendenses e Itatiaienses, segundo o historiador Marcos Cotrim, presidente da Academia Resendense de História.

Neste 7 de setembro, em Itatiaia, a comemoração da data foi feita com o hasteamento da bandeira e a inauguração de um marco em homenagem aos dois homens que viviam nesta região: os capitães Antônio Pereira Leite e João Ferreira de Souza. O historiador conta que o capitão Pereira Leite foi um dos fundadores do Curato de São José do Campo Belo, território que atualmente é a cidade de Itatiaia. Foi Pereira Leita que também que veio a ser o construtor do prédio onde hoje funciona a Prefeitura da cidade.

Outros três resendenses também estavam na comitiva de Dom Pedro. Um deles, menos conhecido, foi João da Rocha Corrêa. Há poucas referências históricas sobre ele. Já outros dois têm grande destaque. Davi Gomes Jardim, nascido em Resende, é de uma família que veio do Rio Grande do Sul atraída pela economia cafeeira da época. Davi integrava a Guarda de Honra do Dom Pedro I, que posteriormente, em 1831, se tornou Guarda Nacional. E por último o  Major Antônio Ramos Cordeiro, também resendense de nascença, foi homem de confiança de Dona Leopoldina, que após a Independência tornou-se nossa Imperatriz. O major acompanhou o carteiro Paulo Emíio Bregaro na viagem ao Ipiranga, com a correspondência a Dom Pedro, enviada por Leopoldina e José Bonifácio. Na carta estava a mensagem vinda de Corte Portuguesa, com a ordem do pai Dom João VI para que Dom Pedro retornasse a Portugal.

 

 

RESENDENSES E ITATIAIENSES PARTICIPARAM DO GRITO DO IPIRANGA  RESENDENSES E ITATIAIENSES PARTICIPARAM DO GRITO DO IPIRANGA Reviewed by VIVER Agulhas Negras on setembro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras