RESENDE, EXEMPLO DE CRESCIMENTO HARMONIOSO

Por Mário Moura- Jornalista 

 A posição de Resende no ranking estadual de competitividade reflete a  condição de crescimento da região Sul Fluminense, em comparação com outras regiões do Estado do Rio de Janeiro, que se revelam incapazes de atrair mais e melhores investimentos. Resende ajuda a criar um ambiente de negócios, ao ter rompido com a inércia e facilitado a estruturação e o crescimento da economia estadual.

 Quase todas as cidades que atingiram alto grau de desenvolvimento estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas. Resende chegou lá! E ainda ajudou, em pouco tempo, melhorar a estrutura dos municípios vizinhos - Itatiaia, Porto Real e Quatis. Nota-se que a chamada região das Agulhas Negras começou a crescer junto. E a dependência de Resende vem diminuindo muito, nos últimos anos.

Foto: Tribuna Sul Fluminense

O Município de Resende estimulou as cidades vizinhas a acompanhá-lo, na criação de um poderoso pólo de investimento em indústrias de tecnologia de ponta. Outro ponto comum nessa promissora região, é a existência de uma “âncora de desenvolvimento”, ou seja, um setor econômico bem desenvolvido, com segurança e sustentabilidade.
Essa audaciosa virada aconteceu quando Resende conseguiu  expandir as  oportunidades para os diversos setores da atividade industrial, que estavam se instalando no Município, e para a população em geral, na geração de empregos de qualidade.
Na prática, Resende se inquietou com a acomodação que comprometia o  potencial competitivo do Município e com o empobrecimento da população, na deterioração da qualidade de vida e na permanência de aviltantes indicadores sociais. Da falta de saneamento básico até o gargalo da formação inadequada que deságua em volumoso desemprego. Hoje, Resende é um exemplo de saneamento básico com mais de 70% do esgoto tratado.
Resende destruiu as barreiras de um ambiente de atraso e iniquidade , composto por  agentes públicos, desprovidos de condições ideais para promover e ampliar a geração de negócios que garante maior arrecadação e, por consequência, melhores níveis de prestação de serviços e de aporte de recursos em projetos, obras e programas. A ousadia de Resende diminui  o tamanho do desafio. Se impôs a uma economia retardatária, acelerou o passo do desenvolvimento, investindo em todas as frentes possíveis rumo à competitividade, alterando o mais rápido possível a sensação de tempo perdido.
O horizonte de Resende é animador. Porém, fica o alerta: a excelência, fundamental para uma boa gestão, deve ser a meta de uma administração pública responsável. É necessário uma visão efetiva na infraestrutura da cidade,  que já se mostra incapaz de atender suas necessidades.  Só assim,  através da excelência, os resultados que beneficiam  tanto a estrutura física do município quanto sua base econômica e a qualidade de vida da população serão atingidos.

Jornalista Mário Moura
 
RESENDE, EXEMPLO DE CRESCIMENTO HARMONIOSO RESENDE, EXEMPLO DE CRESCIMENTO HARMONIOSO Reviewed by VIVER Agulhas Negras on março 09, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

recent posts

[recent]

Revista Viver Agulhas Negras

Revista Viver Agulhas Negras